Show More
FILTRO

Água limpa e potável

Dois sistemas desenvolvidos os EUA apresentam soluções praticas para sanar os problemas causados pela falta de água potável.

A missão é simples: 

obter água limpa para cada pessoa que precisa dela.

 

Pessoas que vivem em áreas pobres morrem todos os dias por beber água suja. O acesso à água potável é um luxo, que muitos de nós tomamos para concedido, já que milhões vivem em países sem sistemas de tratamento de água. Crianças bebem água na mesma fonte onde os animais se banham e não há água potável disponível sequer para cirurgias, colocando os feridos em risco de infecções mortais.

 

O objetivo é levar soluções existentes, na forma de filtros de água portáteis para países que precisam deles. Existem diferentes opções para decidir qual filtros seria melhor para cada região, com base nas necessidades em diversas áreas. As opções variam de filtros cerâmicos que podem ser transportados por uma pessoa, para filtros maiores que podem fornecer água limpa a uma vila inteira.

 

Waves 4 Water fez uma parceria com a empresa de surf Hurley International para desenvolver um programa de voluntariado chamado Mensageiros de Água Limpa, em que surfistas, em busca de ondas em países do terceiro mundo, carregam filtros com eles em sua bagagem. Embale alguns filtros na sua mala e entre em contato com uma organizações sem fins lucrativos no local para onde irá viajar, ou instale pessoalmente os filtros nos villarejos necessitados. A instalação desses sistemas de filtragem são simples: geralmente tudo o que você precisa é de baldes de tinta (facilmente encontrados em qualquer país), uma faca para fazer um buraco, torneiras e filtros de água de cerâmica que pode ser comprado por US $ 25 cada ou o filtro comunitário, por US $ 50.

 

W4W também se uniu a grandes organizações sem fins lucrativos e agências governamentais para fornecer soluções em grande escala em áreas carentes. Recentemente grandes filtros foram criados para ajudar a combater o surto de cólera, causada por água contaminada no Haiti, que já matou mais de mil pessoas e infectou milhares de pessoas. Ações similares regiões pobres de todo o mundo podem ajudar a fornecer água potável para as massas.

 

Com esses filtros a água suja se torna instantaneamente limpa e potável. Vidas são salvas.

 

Enquanto Waves 4 Water foi concebida na comunidade do surf, quem viaja também pode ajudar de uma forma similar. Os voluntarios W4W têm configurado com sucesso vários tipos de sistemas de filtração no Haiti, Indonésia, Bali, no Paquistão, Samoa, Chile, e, cada um destes países se apresenta como modelo de sucesso de uma ação que pode ser aplicada em todo o mundo.

 

A idéia não é fazer com que uma pessoa forneça 100 filtros em um dia. Mas, tentar que 100.000 viajantes transportem 10 pequenos filtros, ou juntem-se a grupos para implementar projetos com filtros maiores para uma aldeia inteira. 

 

"Imagine milhões de viajantes fazendo isso. Agora, estamos fazendo ondas. "

 

“Desenvolvi o LIFESAVER depois que vi o desperdício trágico da vida e os graves problemas causados pela falta de água potável, na seqüência do tsunami em dezembro de 2004 e novamente no ano seguinte, em 29 de agosto de 2005, quando o furacão Katrina atingiu Louisiana. Eu não podia acreditar. Eu realmente senti que algo tinha que ser feito. Demorou um pouco, alguns protótipos e frustrações, mas acabei conseguindo.

 

LIFESAVER utiliza um sistema de ultra-filtração altamente avançado, desenvolvido originalmente para aplicações industriais. LIFESAVER irá remover bactérias, vírus, cistos, parasitas, fungos e todos os outros microrganismos patogênicos. Ele faz tudo isso sem a ajuda de produtos químicos como iodo ou cloro. Como esclareci a um amigo certo dia, "usar produtos químicos para matar as bactérias nem sempre é eficaz e, de qualquer maneira, tudo o que você está fazendo é beber um cocktail químico com alguns agentes patogênicos mortos nele".

Além da garrafa LIFESAVER, inventei também a tecnologia FAILSAFE. Em termos simples, isto significa que, quando o cartucho expira, corta automaticamente, impedindo que o usuário beba água contaminada. Basta trocar o cartucho e continuar a usar.

 

O “LIFESAVER foi concebido para ajudar a salvar vidas de pessoas, abastecendo de água limpa potável.”

por Michael W. Pritchard

Inventor e CEO

LIFESAVER Systems

© 2013 PROUDLY CREATED by ESTRELA-DO-MAR

nossa missão: Salvar 1.000.000 de vista a um custo unitário marginal de U$ 1.00 dolar